Truque para Fazer Valores e Parâmetros de Capacitância

Vimos a condição de estabelecida pelas séries de valores, que apenas permitem a utilização de determinados valores. Na prática da eletrônica, surgem situações inesperadas, que nos obrigam a fazer um determinado valor ou parâmetro de componente, sem o qual o circuito, projeto, dispositivo, não funcionará corretamente. Abordamos agora a possibilidade de improvisar tecnicamente valores e parâmetros, de maneira simples, a partir de peças que estejam momentaneamente disponíveis! Esses truques constituem parte da “manha” que todo interessado em eletrônica vai, mais cedo ou mais tarde, desenvolver.


Quando precisamos de um capacitor de valor relativamente elevado, normalmente utilizamos um eletrolítico. Entretanto, os capacitores desse tipo são obrigatoriamente polarizados, devendo trabalhar unicamente em aplicações onde sua condição normal é submetida a positivo ou negativo bem definidos. Entretanto, se precisarmos de um capacitor de alto valor, e NÃO POLARIZADO (capaz, portanto, de atuar diretamente sob polarização de C.A.) e, além disso, capaz de suportar tensão de trabalho mais elevadas do que as disponíveis em componentes comerciais, a coisa fica complicada.

Um truque simples pode, em muitos casos, resolver tais probleminhas “empilhando” dois capacitores eletrolíticos (ligados em série), terminal negativo com terminal negativo, obtemos um capacitor resultante, cujo valor será determinado pela fórmula da associação em série e cuja a tensão máxima de trabalho será representada pela soma das tensões suportáveis por cada um dos capacitores enfileirados.

Ex.: Dois capacitores de 100u x 16V transformam-se num componente de 50u x32V, não polarizado.

Obviamente que o truque também funciona a partir de capacitores originalmente não polarizados.

Ex.: Necessitando um capacitor de 10n x 400V, não disponível no momento, dois capacitores de 22n x 250V, em série, resultam num componente de 11n x 500V, perfeitamente utilizável para a função requerida, a diferença de valor, em torno de 10%, é, em muitos casos, perfeitamente aceitável, esses truquinhos simples devem ser memorizados.

Por Gricer Jr
Técnico da Griço Eletrônica e Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário