Lei de Ohm

Descoberta pelo cientista e estudioso alemão George S. Ohm (que deu “seu nome” a esse importante enunciado básico da Eletro-eletrônica). A chamada LEI DE OHM é simples enunciado matemático que estabelece a relação (ou inter-dependência...) entre as três GRANDEZAS fundamentais da eletricidade: a CORRENTE, a RESISTÊNCIA e a TENSÃO (diferença de potencial).
TENSÃO – V – Volt (V)
CORRENTE – I – Ampere (A)
RESISTÊNCIA – R – Ohm (0 ouR)

Lei de ohm – “A diferença de potencial entre os terminais de um circuito é igual ao produto da resistência desse circuito, pela intensidade da corrente elétrica que passa por tal circuito”. Num circuito, uma corrente de, por exemplo, 2 amperes, ao vencer uma resistência de 10ohms, produz uma diferença de potencial de 20 volts sobre essa resistência. É importante notar que chamamos de circuito, qualquer meio condutor, seja ele um componente, um fio ou um circuito mesmo, V = RI.

A igualdade ou relação entre as três grandezas envolvidas permanece, mesmo que, algebricamente, a gente “mexa” nos componentes da expressão. Podemos, assim, chegar facilmente a duas outras fórmulas derivadas de uso prático e constante nos cálculos eletrônicos. Ao isolarmos o termo representativo da corrente, temos o seguinte enunciado:

A intensidade da corrente elétrica que percorre um circuito é igual a divisão de diferença de potencial (tensão) entre os terminais desse circuito, pela resistência que tal circuito apresenta à passagem da corrente.  A expressão matemática é I = V/R.

Se isolarmos o termo representativo da resistência, arrumando a fórmula básica num terceiro formato capaz de representar o próximo enunciado:

A resistência que um circuito apresenta a passagem da corrente é igual à divisão da diferença de potencial (tensão) entre os terminais desse circuito pela intensidade da corrente que por ela passa. R = V/I.

Esquema – É a representação simbólica dos componentes de um circuito, mostrada num diagrama de ligações que corresponde a situação real de tais componentes e ligações. É como se fosse um mapa ou uma planta do circuito.

Um diagrama esquemático, em eletrônica, obviamente não é o circuito, mas pode, através de uma representação simbólica muito simples. O resistor não tem seus terminais identificados com nomes, letras ou polaridade, isso ocorre porque um resistor é um componente não polarizado. Já o led e a pilha, apresentam terminais com símbolos. Os componentes polarizados só podem ser ligados no circuita na posição específica. Lei de ohm com tensão fixa, quanto menor a resistência, maior é a corrente; Com a resistência fixa, quanto maior é a tensão, maior é também a intensidade da corrente.  



Por Gricer Jr
Técnico da Griço Eletrônica e Informática




Nenhum comentário:

Postar um comentário