Carregador de Bateria Automotiva

Vamos fazer um carregador de bateira automotivo, feita apenas com um diodo IN4004 e mais uma lâmpada incandescente comum. O circuito é alimentado diretamente pela C.A. local, seja ela de 100v ou 220 volts. O diodo, que, no caso, faz o papel único de retificador, transformando a corrente alternada numa corrente contínua. Está ligado em série com a lâmpada comum. A lâmpada, no caso, faz o papel de um resistor limitador, reduzindo a corrente total que pode circular no arranjo. A polaridade do diodo, o terminal de catodo ou “K”, é diferenciado por uma faixa em cor contrastante, e à identificação da polaridade dos terminais de saída (+) e (-), realizados com conectores pesados, ou seja, garras metálicas que possam ser grudadas aos eletrodos de uma bateria automotiva comum.


O sistema é muito simples, estando uma bateria de carro descarregada, ligasse as garras do carregador aos terminais, respeitando a polaridade, após algumas horas, a bateria terá assumido carga pelo menos suficiente para começar a funcionar sozinha no carro, depois é carregada automaticamente pelo gerador do próprio veículo. Um importante ponto da bateria é que elas não aceitam uma corrente de carga muito elevada, é por isso que a lâmpada está lá, para limitar essa corrente. Na ideia, a corrente depende  basicamente, da wattagem da lâmpada, quanto maior a potência da lâmpada, maior também a corrente, assim, convém que a lâmpada seja de 40 ou 60 watts, para proporcionar uma carga lenta e segura a bateria. Para uma bateria de moto, por exemplo,  a lâmpada pode ser de 15 ou 25 watts, baixando a corrente de carga para limites mais seguros. Atenção: as baterias de carro ou moto podem danificar-se permanentemente se forem submetidas a cargas excessiva (ou em termos de corrente, ou em termos de tempo).

Por Gricer Jr
Técnico da Griço Eletrônica e Informática

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