Cabo de Rede

O cabo de rede é usado para fazer a conexão dos equipamentos em uma rede doméstica, empresarial ou industrial. Para fazer um cabo de rede é necessário ter um cabo azul chamado UTP, (unshielded twisted pair) que traduzido significa “par trançado sem blindagem”. Um cabo UTP consiste em pares de fios de cobre trançados sem uma camada de blindagem protetora, categoria 5 para rede de até 100 mb, onde irá ser feito a inserção do conector RJ45, então fazer o processo de crimpagem. Os cabos UTP (Par Trançado Năo Blindado) é o tipo de cabo mais utilizado para criar redes de computadores baseados em fios. Ele é vantajoso devido ao seu baixo custo, sua facilidade de instalação, flexibilidade em mudanças e alterações, e pela capacidade de suportar a completa largura de banda LAN. Os fios são trançados para evitar os efeitos indesejáveis da interferência elétrica que pode surgir durante a transmissão de sinais devido à proximidade dos fios. Esses cabos não devem ser instalados próximos a equipamentos que possam gerar campos magnéticos como, por exemplo, fios da rede elétrica ou motores.

Fios do cabo trançado 

A designação da categoria e do tipo do cabo e o número descreve quantos dados podem ser transmitidos pelo cabo: o cat 5 chega a velocidades de 10/100 Mbps a uma largura de banda de até 100 MHz. o cat 5e a velocidades de 1000 Mbps e o cat 6 a 10 gigabits por até 250 MHz. O CAT7 é indicado para casos em que o cabeamento passe perto de fios condutores de eletricidade, pois o cabo dificilmente será afetado, permitindo obter um sinal de internet consistente, sem oscilações e com boa velocidade. Se colocado em distâncias curtas, o fio consegue transmitir dados em até 1000 Mbps (Gigabit Ethernet). Para descobrir a categoria de um cabo de rede, basta conferir a informação decalcada na sua parte externa. 

 

Cabo UTP conectado ao RJ45

É muito importante que o cabo de rede seja bem feito, porque se não o equipamento não entra em rede ou fica intermitente, o cabo de rede mal feito pelo simples fato de tocar nele faz com que o equipamento saia da rede.

Alicate de Crimpagem

Para crimpagem do cabo de rede, se retira em torno de 4 centímetros da capa azul do cabo de rede. Pode ser usado um alicate de crimpagem ou até mesmo um estilete, mais se deve ter cuidado para não ferir os condutores internos. Após remover a capa, se faz a separação dos quartos pares, separa o par laranja, o marrom, o azul e o par verde. Após colocar na sequência deixar 1 cm para colocar o conector RJ45 com a trava voltada para baixo, certificando-se que cada fio chegou até o final do conector. Em geral, esses fios estão entrelaçados para reduzir a interferência eletromagnética entre os pares. Problemas que podem ocorrer com crimpagem de cabos de rede errada, é inverter a sequência, o dente do alicate está desnivelado e não pressionar direito o conector com o cabo ou mesmo decapar e deixar muito fio pra for e quando crimpar a base do conector não travar no cabo, desse modo fica preso só pelos dentes do conector e com um tempo o cabo se solta do RJ45, então o certo é decapar no máximo 1 cm.

 
Cabo com os pares de condutores e a sequencia EIA 568A

Na sequencia se separa cada um dos condutores dos pares, separando em uma sequência padrão, EIA 568ª ou TIA/EIA 568A e 568B são padrões relacionados às telecomunicações definidos pela TIA e pela EIA. É um padrão técnico para cabeamento para produtos e serviços de telecomunicações de edifícios comerciais. A sequência:

EIA/TIA 568A: branco-verde, verde, branco-laranja, azul, branco-azul, laranja, branco-marrom, marrom.

EIA/TIA 568B: branco-laranja, laranja, branco-verde, azul, branco-azul, verde, branco-marrom, marrom. Essa ordem é seguida da esquerda para a direita.

 A EIA/TIA-569A é uma norma internacional que auxilia nas especificações corretas a serem aplicadas em projetos de telecomunicações em edifícios comerciais. Mais especificamente, ela está encarregada das rotas e espaços das estruturas cabeadas. A EIA/TIA 568A define um sistema de codificação com quatro cores básicas, em combinação com o branco, para os condutores UTP de 100 Ohms, assim como a ordem dos pares no conector RJ-45. Quando for fazer a ligação do cabo na tomada RJ45, é muito importante observar o padrão de rede que vai ser usado, porque as tomadas e cabos podem ser usados no padrão A e no padrão B. Ambos os padrões podem ser usados, mas se escolher o padrão A deve ser usado em todos os pontos de tomadas de rede e nos cabos.

 
Qual é o padrão de cabo de rede

Outras normas

ANSI/TIA-569;

ANSI/TIA 606;

ANSI/TIA 570;

TIA 1005;

TIA-942;

ABNT-NBR-16665/2015;

ABNT-NBR-16264/2016;

ABNT-NBR-16421/2016;

 

NBR 16264 que trata sobre “Cabeamento estruturado residencial”. Existem também os chamados TSB (Telecommunications Systems Bulletin) que não são normas, mas sim boletins técnicos que servem como complemento para algumas normas. Os tipos de cabeamento são o Cabo Coaxial, Cabo de Par Trançado, Fibra Óptica, Cabo do tipo Universal Serial Bus (USB) e Cabos crossover. O cabo crossover, conhecido também como cabo de rede cruzado ou carinhosamente como cabo cross é responsável por enviar e receber dados. Considerado necessário para a conexão entre dois computadores, seu objetivo é a transmissão de dados, porém esse cabo de rede parece ter os seus dias contados.

Não existe uma regra que proíbe você de usar um cabo com uma distância muito extensa. Mas distância máxima que o cabo de rede funciona é um limite máximo de 100 metros, este é o limite máximo que possui certificação, para distâncias maiores eu te recomendo fazer a utilização de repetidores, hubs, switches ou roteadores.

Por Gricer Jr
Técnico da Griço Eletrônica e Informática


Nenhum comentário:

Postar um comentário